terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Companhia De Fuzileiros Nº 2 = Blogue da G.A:T:A:

Informação aos leitores dos Blogues, sobre a G.A.T.A Blogue dedicado ao Alcoolismo
O alcoolismo... Vício ou doênça?
Todos sabem e prinicipalmente os Marinheiros mais antigos que a bebida e o tabagismo eram fomentados que até auferiam de um grande desconto em relacção aos preços que eram praticados fora das unidades militares e então quando um navio andava a navegar o desconto era ainda muito maior. Nunca percebi e ainda não percebo a razão de tal política. Mas não dúvido que essas benesses serviam perfeitamente para passarem a mensagem que os militares eram pessoas beneficídas em relacção a outros sectores.
Quem esteve na Guerra das Ex-colónias sabem como o tabaco e a cerveja serviam de companhia desejável. Entrava-se naquela do beber no social e por vezes acaba-se carregado para o Niassa. Isto quando a carga não era de mais e chamava-se pelo Gregório.... 
Felizmente que um boa parte: sabia controlar-se, ou era obrigada a beber regradamente, porque o organismo não aceitava grandes quantidades.  Enquanto outros, porque dispunham de poder de compra e como tinham tendências para execcessos alcoólicos acabaram por serem penalizados  fortemente.
Em muitos casos certamente não fosse  tal a situação,  e nunca teriam sofrido as consequências do flagelo do alcoolismo. "Um sofrimento terrivel quando se é dependente crónico. Sofre-se e faz-se sofrer muito mais".
Quem não conhece o problema; é naturalísssimo por desconhecimento, pensar-se que esta treta da doênça alcoólica é uma brinacadeira e que as pessoas só ficam dependentes porque não têm juizo e que não param de beber porque não querem! Porque  isto é um vício e como tal se pode parar quando quizer!!!.
Infelizmente não é assim.... As dependências são terriveis. Não são fáceis de vencer mesmo que sejam possiveis, mas para se consequir necessáriamente terão de haver ajudas e incentivos ao doente, para que lhe seja possivel ganhar uma determinação para que reúna todas as suas forças, e com elas ganhe a  força e as ajudas, que lhe seja possivel vencer.  É uma luta díficil, mas possivel de se vencer a prova está em nós Doentes Alcoólicos Tratados Abstinentes. Quem vence uma dependência, passa a desfrutar de uma vida super-feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário